, Sobre : VESTIBULAR
VESTIBULAR MEDICINA UNIVACO
Home / O curso

Sobre

O Instituto Metropolitano de Ensino Superior tem sede na cidade de Ipatinga/MG, em instalações projetadas para abrigar adequadamente o curso de Medicina, atendendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O local escolhido para a edificação, situado em uma área tipicamente residencial, avizinha-se à maior área verde pública do interior do estado de Minas Gerais: o Parque Ipanema.

O funcionamento do curso foi autorizado em 1998 e, no ano seguinte, constituíram-se suas primeiras turmas. Desde então, a Instituição vem investindo na qualidade do ensino ofertado, aprimorando sua infraestrutura e ampliando seu corpo docente para consolidar sua missão de formar profissionais comprometidos com a promoção da saúde humana e sintonizados com as demandas do mercado de trabalho.


O CURSO DE MEDICINA

A missão do curso de Medicina é formar profissionais generalistas, com capacidade para atuar na promoção da saúde, na prevenção de doenças e agravos e na recuperação e reabilitação de enfermos. Além das competências técnicas, o processo formativo estimula o desenvolvimento de habilidades e atitudes que permitirão ao futuro médico atuar, ao longo de sua vida profissional, de forma crítica, ética e humanista.

Esse profissional estará, então, apto a prestar atenção integral e resolutiva, em nível de cuidados primários e de saúde coletiva, utilizando-se de conhecimentos das áreas básicas e clínicas, das ciências sociais aplicadas à saúde, da epidemiologia e da política e do planejamento em saúde, assumindo atitudes críticas permanentes em relação à dinâmica nosológica e aos sistemas existentes de prestação de serviços de saúde.

O profissional, cuja atividade é regulamentada pela Lei Federal nº 3.268, de 30/09/57, poderá atuar na área de Clínica Geral ou especializar-se numa área específica. Em sua rotina, o médico realiza entrevistas e diagnósticos, prescreve tratamentos e assiste indivíduos e/ou coletividades na promoção da saúde e na prevenção e de doenças e agravos. A ele é facultado, ainda, dedicar-se à pesquisa e atuar como professor universitário, gestor e auditor da área de saúde.

Segundo a lei 3.268, que também dispõe sobre os Conselhos de Medicina, a profissão pode ser exercida em centros de reabilitação, consultórios particulares, hospitais, laboratórios de análises clínicas, de imagem ou de patologia, instituições de ensino e/ou pesquisa científica, centros de recreação e desportos, postos e secretarias de saúde.
Indique esta pgina a um amigo! Preparar para Impresso